03

O que é LCA, LCI e Tesouro Direto?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito Agrícola (LCAs) são títulos normalmente atrelados a taxa do depósito interbancário (DI), pagando normalmente um percentual do mesmo, que vai de 85% até 100%, dependendo do volume investido. O valor mínimo costuma ser de R$ 30 mil. Quanto maior o valor, maior o percentual obtido. Há poucas ofertas ainda de LCI e LCA que não estejam indexados ao DI.

Estes títulos são isentos de imposto de renda na pessoa física, e por isto, tornam-se muito populares. Então o percentual é líquido do imposto, tendo apenas o cuidado de se ver as taxas de administração ou outras. Estes letras costumam ser de curto prazo, ou seja, vencem em 90, 180, 360 ou 720 dias. O prazo mínimo é de 90 dias.

Porém, e para quem tem valores menores para aplicar, o que se faz? Uma ótima alternativa é o Tesouro Direto. Com valor muito pequeno, por exemplo, R$ 750 você pode comprar uma parcela de um papel chamado Tesouro SELIC, que irá pagar 100% da Taxa SELIC (muito próxima da taxa DI), só que tributado pelo Imposto de Renda (15% do rendimento após 2 anos).

Este papel tem vencimento mais longo, mas pode ser vendido antes do prazo, sem perda.

Mas se a Taxa SELIC/DI estiver com horizonte de queda para o futuro, como devo fazer, uma vez que a aplicação renderá cada vez menos? Posso ganhar quando as taxas de juros estiverem estão em declínio?

Sim, neste caso, é interessante a compra de papéis Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA, disponíveis no Tesouro Direto de forma a manter ou aumentar seus rendimentos. Para a compra deste tipo de título, sempre recomendamos que antes a pessoa tenha um treinamento e um conhecimento prévio, que pode ser obtido no nosso Curso Como Aplicar em Títulos Públicos + Renda Fixa.

Ao comprar um papel prefixado você irá ganhar independente da queda da taxa de juros.  Taxa Fixa? Mas se a inflação aumentar ao invés de diminuir?

Então você deve optar por um Tesouro IPCA, que é um papel protegido contra a inflação e você ganha uma taxa juros real, ou seja, juros acima da inflação.

E para investimentos de longo prazo, visando aposentadoria ou faculdade dos filhos, como faço? Neste caso, recomenda-se o Tesouro IPCA, comprado para ser mantido até o vencimento.

O ideal é uma carteira com vários tipos de títulos e prazos. No curso Como Aplicar em Títulos Públicos + Renda Fixa, com 8h de duração a gente explica tudo direitinho. E falamos ainda do CDB, Fundos de Renda Fixa, Previdência Privada e imóveis.

Deixe sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *